A TORRE

O condomínio Torre do Rio Sul é um dos maiores condomínios empresariais do Brasil, com 164 metros de altura e 40 pavimentos. Ao todo, são 299 salas e salões e uma cobertura, além de dois subsolos e um pavimento térreo de garagem onde estão distribuídas 1.182 vagas. No total são 119.751,56 metros quadrados de área, dotada de completa infraestrutura de segurança e tecnologia.

A construção do condomínio Torre do Rio Sul começou no fim da década de 70. As obras, um marco na história da engenharia civil no Brasil, foram conduzidas pela Construtora Norberto Odebrecht. Seu projeto arrojado para a época, com fachada de concreto aparente e muito vidro, fez da Torre um empreendimento moderno, integrado ao ambiente e à natureza ao redor.

Metros de Altura
Salas
Vagas
image

INFRAESTRUTURA

Shopping Rio Sul Center

Primeiro shopping a ser construído no Rio de Janeiro, o RIOSUL abriu suas portas no dia 28 de abril de 1980, e sua proximidade com os principais pontos turísticos da cidade – como o Pão de Açúcar e o Corcovado – logo o colocou na rota de quem vem para cá. Associado desde o começo com a beleza de imagens ícones da Cidade Maravilhosa, o shopping assume seu espírito de vanguarda a cada moda que lança, se diferenciando por traduzir com precisão o verdadeiro espírito carioca.

Segurança Patrimonial

A segurança do edifício é composta por vigilantes (24 horas), sendo realizadas rondas, em todas as áreas do prédio. Para manter o padrão de qualidade, exigido pela administração da Torre, todos os vigilantes são habilitados pela Polícia Federal, para exercer a função e participam, anualmente, de treinamentos de reciclagem.

Segurança contra incêndio

O sistema de segurança contra incêndio é formado por um conjunto de mais de 12 mil sprinklers (bicos com jato d'água que são acionados automaticamente caso a temperatura chegue a 68°C), sistema de detecção de incêndio, além de 96 caixas de incêndio com hidrantes duplos, quatro lances de mangueira e dois esguichos..

Brigadas e simulados

A Brigada de incêndio da Torre do Rio Sul está preparada e equipada para atender a qualquer chamado de emergência, orientar o escape e executar os primeiros procedimentos de combate a incêndio, 24 horas. Contamos, se for necessário, com o apoio da brigada do shopping.

Elevadores

O condomínio possui 18 elevadores sociais, funcionam 24 horas, distribuídos em três grupos: seis elevadores para atender do 5º ao 19º andares, com capacidade para 20 pessoas ou 1400 kg cada um. Outros seis para atender do 20º ao 32º andares, com capacidade para 24 pessoas ou 1.680 kg, e mais seis que servem do 33º ao 44º andares, com capacidade para 23 pessoas ou 1.610 kg. O prédio conta ainda com um elevador de carga com capacidade para 1.500 kg, que funciona das 6h à meia-noite, e ainda um elevador de serviço com capacidade para 910 kg, que funciona 24h por dia.

Iluminação

A Torre do Rio Sul dispõe de um circuito de emergência formado por dois geradores de energia para iluminar os corredores e permitir a descida dos elevadores. Há ainda três no-breaks para iluminar as escadas de emergência em caso de falta de energia e necessidade de desligamento dos geradores.

Recepção e central de correspondência

A recepção do condomínio é informatizada, com identificação dos visitantes pelo sistema de íris. A mensageria faz a distribuição da comunicação interna, sempre protocolada. As correspondências externas são recebidas e separadas em escaninhos na portaria do condomínio, que funciona das 6h30 às 19h.

Heliponto

A Torre do Rio Sul dispõe de um heliponto para uso exclusivo dos condôminos, que eventualmente pode servir para pousos de emergência autorizados pelo Departamento de Aviação Civil.

Refrigeração

O sistema de ar condicionado central, que refrigera os corredores e salas da Torre, é do tipo expansão indireta, formado por equipamentos modernos com alta capacidade de refrigeração. A geração de água gelada é feita por três unidades resfriadoras tipo centrífugas, que somam 26,4 milhões de BTUs. A água gelada é conduzida até as unidades climatizadoras por meio de eletrobombas e tubulações de aço carbono isoladas termicamente. A temperatura dos ambientes é monitorada por sensores do tipo proporcional que atuam as válvulas de controle de fluxo (2 vias). A Central de Água Gelada é monitorada 24 horas por dia por um operador qualificado que controla a temperatura e a pressão da água, e demais parâmetros. A climatização dos ambientes é feita por unidades dos tipo fancoil sendo o ar insulflado por redes de dutos e difusores.

Sistema de som

Abrange todas as salas e os corredores do edifício e integra o sistema de segurança contra incêndio. É através dele que é acionado o alarme de evacuação da Torre e pode ser utilizado ainda para chamadas de funcionários.

Sistema fechado de TV

A Torre do Rio Sul dispõe de um circuito interno de TV que mantém todos os andares do prédio, inclusive o lobby e os acessos às garagens monitorados 24 horas, com profissionais treinados.

Estacionamento

O estacionamento da Torre Rio Sul, é privativo dos condôminos.

ADMINISTRAÇÃO

A administração do condomínio é exercida pelo síndico, pelo Conselho Consultivo e pela Assembléia Geral dos Condôminos.